Ad Lib é uma expressão latina que significa opcional ou à vontade referindo-se a um ritmo ou a um andamento, improvisação de uma cadência, sendo um termo que confere liberdade interpretativa na execução da música erudita ocidental.
O grupo Ad Lib Trio surgiu no ano de 1996 em Lisboa, tendo como objectivo a exploração de uma combinação instrumental particular - violino, guitarra e percussão. Inclui no seu repertório temas de vários tipos, na sua maioria originais, mas também visitando alguns standards de uma forma singular. A formação musical transversal e a sensibilidade dos músicos, são sem dúvida o convite a outros percursos da música do nosso tempo. A combinação tímbrica resultante, permite criar sonoridades que vão dos primórdios do Jazz até aos dias de hoje, deixando transparecer as mais diversas influências que traduzem o percurso individual dos membros do Ad Lib Trio, que se revela bastante diversificado.
O grupo estreou-se no CCB, passando posteriormente por alguns dos mais consagrados clubes de Jazz do país, assim como em vários festivais de Jazz nacionais. Foram convidados a sonorizar o documentário "Seara Nova" produzido pelo Departamento de Artes e Documentários do canal 2 da RTP, assim como a integrar os espectáculos "Ver Jazz" de 1998 e "Opção Jazz" de 1999 da Companhia de Dança Contemporânea (Ce De Ce) tendo sido coreografado integralmente o seu primeiro CD gravado ao vivo, para a realização de vários espectáculos em Portugal e em Itália, destacando-se o históricoTeatro Bellini.
No ano de 1998 destaca-se uma digressão em todas as ilhas do grupo central dos Açores, assim como a concepção de um espectáculo para apresentar na EXPO '98. Têm sido cartaz do festival de Jazz nacional "Ciclo de Quartas" em Coimbra. Em Agosto de 2000 gravaram o seu primeiro CD composto por onze temas originais, cuja gravação e edição foi suportada pelos membros do Ad Lib Trio. Deste trabalho, foi utilizada uma música para sonorização de um documentário produzido pela RTP “Caminhos de Eça”.
Em 2002, juntamente com a Companhia de Dança Contemporânea, põem em palco o espectáculo “Swing It” onde todas as músicas do CD são coreografadas. Dos vários locais onde o espectáculo foi apresentado destacam-se o Teatro Camões em Lisboa, Teatro Luísa Tody em Setúbal e o Fórum do Seixal e a Black Box do CCB. A gravação da música popular intitulada "Sapateia", mereceu a sua inclusão numa colectânea editada em 2003 pela Direcção Regional da Cultura dos Açores, que reúne as 20 melhores pinturas, melodias e poemas dos Açores.
Em 2007 é editado pela editora By The Music o segundo trabalho discográfico com o título "Global", onde se regista um alargar do leque tímbrico através da utilização de novos instrumentos e de novas tecnologias, sendo também uma consequência da saída por motivos migratórios do percussionista João Lobo, que foi substituído pelo baixista/percussionista Zt . Em 2008 após a digressão de lançamento do CD “Global” desenvolveu-se uma nova parceria com a Ce De Ce e a coreógrafa Iolanda Rodrigues tendo sido criado o bailado global@adlibtrio.io que se encontra em cartaz nos mais importantes teatros nacionais.